Aio Egas Moniz (1080-1146), antepassado de António Caetano de Abreu Egas Moniz. Mosaico na Estação de São Bento.
Foi criado numa família aristocrata rural. O seu nome Egas Moniz vem do seu antepassado, com o mesmo nome, que era responsável pela educação dos filhos de D. Afonso Henriques.
Frequentou o ensino primário na Escola do Padre José Ramos, e o ensino secundário no Colégio de S. Fiel, em Castelo Branco. Formou-se em medicina na Universidade de Coimbra, na qual começou por ser professor de anatomia e fisiologia. Em 1911 foi transferido para a Universidade de Medicina de Lisboa onde foi professor catedrático de neurologia.
Em 1928 publica o primeiro artigo sobre encefalografia arterial e fez, em Paris, no Hospital Necker, uma demonstração encefalografia. Egas Moniz foi por 5 anos proposto para o Prémio do Nobel de Fisiologia ou Medicina (1928, 1933,1937, 1944 e 1949), sendo neste último galardoado pela descoberta da lobotomia pré-frontal e a sua importância no tratamento de certas psicoses. Em 1944 reformou-se.
ANGIOGRAFIA
Desenvolveu uma técnica de operação ao cérebro chamada lobotomia que ainda hoje é alvo de polémica e cujos familiares dos pacientes que sofreram esta intervenção exigiram que o Prémio Nobel lhe fosse retirado. Esta técnica já não é usada pelos médicos há 30 anos.
A angiografia cerebral foi inventada por António Caetano de Freire Egas Moniz, tendo-a realizado com sucesso pela primeira vez em 1927, num doente vivo. É uma técnica utilizada para detectar anomalias nos vasos sanguíneos cerebrais, como por exemplo aneurismas, arterites, AVC – Acidente Vascular Cerebral ou malformação anteriovenosa.
Durante este exame, o médico insere um catéter fino por uma artéria ( artéria ilíaca – da coxa, ou a braquial – do braço ). Este vai até à aorta, seguindo para as artérias e veias cerebrais. Ao se injectar contraste iodado nos vasos, tiram-se chapas de radiografias de vários ângulos, para o médico determinar o que se passa.
BIBLIOGRAFIA
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Egas_Moniz 15-01-2011 15:00h
http://pt.wikipedia.org/wiki/Angiografia_cerebral 15-01-2011 16:30h
NEUROINFORMAÇÃO: http://neuroinformacao.blogspot.com/2011/11/para-que-serve-angiografia-cerebral.html 15-01-2011 17:00h
Sem comentários:
Enviar um comentário